quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

O Devi Gita - Canção da Deusa

O Devî Gita - Canção da Deusa

*Tradução e adaptação para o português por Brida Maria Barone

Este é um excerto de um trabalho muito maior, o Srimad Devi Bhagavatam.
Este texto auto-suficiente descreve uma encarnação de Devi, a Deusa. Ela discursa sobre a sua natureza, e como ela quer ser adorada, particularmente com as práticas de Yoga, meditação e rituais.

Capítulo 33 - A Deusa mostra sua Forma Cósmica

1-19. A Devi disse: - "Ó Giriraja Todo esse universo, móvel e imóvel, é criado por Meu Mâyâ Shaktî (energia ilusória). Este Maya é concebido em mim e não é na realidade diferente ou separado de mim ...
Então.. Eu sou a única Inteligência e não há inteligência que não provenha de mim, este Maya é conhecida também como Vidya (conhecimento),.., mas vistos realmente do ponto de Brahman (aspecto impessoal e onipenetrante da realidade suprema), não existe tal coisa como Maya; apenas um Brahman existe, Eu sou a criação desta natureza da Inteligência.
Eu crio este mundo inteiro sobre esta Imutabilidade Eterna (como uma montanha) de Brahma, (composto de ignorância [avidya], atividade [karma], e vários sacramentos, sacrifícios e rituais [samskaras]) e entro como o primeiro prana (sopro vital) dentro da criação na forma de Chidâbhâsa (reflexo de imagem, ou falsa aparência da Consciência).
Oh Montanha (referindo-se ao deus dos himalaias)! Se eu não entro como respiração, como pode haver nascimento e morte e o abandono e retorno dos corpos, após o corpo ter chegado o seu término?!
Como o grande Âkâshâ (o céu, metafisicamente é o elemento primordial) é denominado de várias Ghatâkâsha (Âkâshâ no ar) , Patâkâsha (Âkâshâ em pano ou imagem), então eu também apareço em vários lugares diversos reconhecinda como este Prâna, devido à ignorância [avidya] e diferentes níveis mentais e espirituais [Antahkaranas].
Como os raios do Sol nunca se contaminam quando iluminam vários objetos na terra, eu também não sou contaminada ao entrar assim em vários níveis mentais e espirituais, sejam eles altos ou baixos.
As pessoas ignorantes atribuem coisas aos níveis mentais [Buddhi] e outros acham a atividade em mim e dizer que o espírito [Âtman] é o Autor; as pessoas inteligentes não dizer isso. Eu permaneço como Testemunha nos corações de todos os homens, não como o seu executor.
Oh Achalendra (referindo-se ao deus dos himalaias)! Há muitas almas individuais [jivas] e muitos senhores supremos [Îshvaras] devido às variedades de ignorância [avidya] e conhecimento [Vidya]. Realmente é Maya o que diferencia em homens, animais e vários outros almas individuais [jivas], e é Maya o que se diferencia em Brahma, Vishnu e outros Îshvaras.
Como o céu penetrante (Âkâsha) é chamado Mahâkâsha e Ghatâkasha (sendo fechado em formas), assim sendo, para o Espírito Universal, que é todo penetrante, é chamado de Paramatma, Jivatma (divindade interna). Como muitos jivas são concebidos por Maya, não estão na realidade; assim também são muitos Îshvaras concebido por Maya, e não estão em essência.
Oh Montanha! Esta ignorância [avidya] nada mais é que a causa das diferenças das almas [jivas], criando diferenças em seus corpos, indriyas (órgãos) e mentes. Novamente, devido às variedades nas três Gunas e seus desejos (devido às diferenças de desejos sattviko, Râjasiko e Tâmasiko), Maya também aparece diversificada e suas diferenças são as causas de diferentes Îshvaras, Brahma, Vishnu entre outros.
Ó Montanha! O mundo inteiro está entrelaçado em mim. Eu é que sou o Îshvara que reside em todos os corpos causais, eu sou o Sutratman (o espírito sagrado) , Hiranyagarbha (útero dourado, o germe divino) que reside nos corpos sutis e eu é que sou o Virat (forma) residente nos corpos brutos. Eu sou Brahma, Vishnu, e Maheshvara, eu sou as Shaktis Brahmini, Vaishnavi e Raudrî.
Eu sou o Sol, eu sou a Lua, sou as estrelas, eu sou a besta feroz, os pássaros cantantes, e os chandalas das classe inferios da sociedade. Eu sou o ladrão, eu sou o caçador cruel, das pessoas de grande eu sou a virtude. Das formas eu sou o feminino, masculino, e hermafrodita. Não há dúvida nisso.
Ó Montanha! Sempre que há qualquer coisa, visto ou ouvido, Eu sempre existo ali, dentro e fora, Não há nada móvel ou imóvel, que pode existir sem mim. Se houver tal, isto é, como o filho de uma mulher estéril. Assim como uma corda é confundida com uma cobra ou uma guirlanda, então eu sou a única criadora e posso me apresentar como Îshvara, etc... Há dúvida nisso? Este mundo não pode aparecer sem um substrato.
O substrato é minha existência. Não pode haver nada mais.

20. O Himalaia, disse: - "Ó Devi Se Tu és misericordiosa comigo, eu desejo, então ver Tua forma universal no quarto espaço dimensional!."

Esta visão é desenvolvida quando a mente reside no centro do coração ou no centro das sobrancelhas. Um guru (mestre espiritual) apropriado é necessário.

21-41. Vyasa disse: "- Ó Rei! Ouvindo as palavras de Giriraja, Vishnu e todos os outros Devas alegraram-se dele. Em seguida, a Devi, a Deusa do Universo, conhecendo os desejos dos Devas, mostrou sua própria forma que satisfaz os desejos dos bhaktas (devotos), que é auspiciosa e que é como a Kalpa Vriksa (árvore mitológica que realiza todos os desejos) para os bhaktas. Eles viram sua forma Universal mais elevada.
O mundo eterno [Satyaloka] está situado na parte superior de sua cabeça; o Sol ea Lua são os olhos dela, os trimestres suas orelhas; Os Vedas são Suas palavras, o Universo é seu coração, a terra é o seu lombo, o mundo [Bhuvarloka] é seu umbigo, os astros são as coxas, o grande planeta [Maharloka] é Seu pescoço, o mundo dos sábios e piedosos [Janarloka] é seu rosto, o mundos do homens que praticam austeridades [Taparloka] é sua cabeça, situado abaixo do Satyaloka;
Indra e os Devas e os planetas celestiais [Svarloka] é Seus braços, o som é o órgão de Suas orelhas, o gêmeos Ashvin, seu nariz, o cheiro é o órgão do olfato, o fogo está dentro de seu rosto , dia e noite são como duas asas dela o Brahma de quatro faces são Suas sobrancelhas;. água é seu paladar, o suco dela é seu órgão de gosto; Yama, o Deus da Morte, é Seus grande dentes, o afeto são seus pequenos dentes; Maya é seu sorriso, a criação do Universo é apenas o canto de seu olhar; modéstia é Seu lábio superior; cobiça é Seu lábio inferior; injustiça é Sua costa.
O Prajapati (senhor das creaturas) é seu órgão de geração;. os oceanos são seus intestinos, as montanhas são seus ossos, os rios são as veias;. e as árvores são os cabelos de Seu corpo.
O Rei! Virgindade, jovens e idosos são o caminhar dela que são muitas posições e formas de caminhos, as nuvens são seus cabelos bonitos, os dois crepúsculos são suas roupas, a Lua é a mente da Mãe do Universo; Hari é Sua vijnana Shâkti (o poder do conhecimento), e Rudra é Seu poder todo-destrutivo.
Os cavalos e outros animais são seus lombos;. As regiões inferiores, Patala, etc, são as suas regiões mais baixas de seu quadril aos pés.
Os Devas começaram a contemplar-lhe esta aparência (Virata) Cósmica com os olhos bem despertos, com admiração. Milhares de raios de fogo emitidos a partir de Sua forma. Seus lábios começaram a lamber todo o universo , as duas fileiras de dentes começou a fazer sons horríveis; incêndios sairam de seus olhos; várias armas foram vistos em suas mãos, e os Brahmanas e Kshattriyas se tornaram o alimento da Divindade.
Milhares de cabeças, olhos e pés eram vistos dessa forma. Sóis multicoloridos, miríades de flashes e relâmpagos misturaram-se lá. Horrível, horrível, que aparência incrível para os olhos, coração e mente. os Devas, assim, viu e começaram a proferir gritos de horror e consternação; seus corações tremeram e eles foram tomados pela insensatez e ficaram paralizados.
"Aqui está a Devi, nossa Mãe e Preservadora." este ides desapareceu uma vez de suas mentes.
Neste momento, os Vedas, que estavam nos quatro lados da Devi, removeu a insensatez dos Devas e os fez conscientes. Os Imortais, então, possuiram os Veda e começaram a louvar e cantar hinos em palavras sufocadas de intensos sentimentos e com lágrimas fluindo de seus olhos.

42-53. Os Devas disseram: - "Ó Mãe! Perdoa nossas faltas. Proteja-nos, miseráveis, que somos nascidos de ti. Ó Protetora dos Devas! Evita tua raiva, estamos muito apavorados com a visão da Tua forma. Ó Devi Somos imortais inferiores;! Que orações podemos oferecer a Ti que te não podes medir teus poderes;! Então como podemos nós, que nascemos depois, saber de tua grandeza. Obediência a Ti, Senhora do Universo!
Reverência a Ti da natureza do Pranava OM, Tu és a única que é aprovada em todas as Vedântas. Obediência a Ti, cuja forma é HRIM! Obediência a Ti, toda plena, de onde se originou o fogo, o Sol ea Lua e de onde surgiram todas as plantas medicinais. Reverência a Devi, a Divindade Cósmica, o Eu em tudo onde surgiram todos os Devas, Sadhyas, os animais, pássaros e homens! Nos curvamos de novo e de novo para a grande forma, Maha Maya, a absoluta, de onde tudo têm surgido, o sopro vital, Prana, Apana, grãos e trigos, e que é a fonte de ascetismo, a fé, a verdade, a continência e as regras o que fazer eo que não fazer nas atuais circunstâncias. Os sete pranas, os sete Lokas, as sete chamas, os sete Samidhis, as sete oblações ao fogo, surgiram de Ti! Obediência a Ti, ó Grande Eu em tudo! Obediência à forma universal da Divindade do Universo de onde surgiram todos os oceanos, todas as montanhas, todos os rios, todas as plantas medicinais e todas as rasas (os gostos de todas as coisas). Nos curvamos a esse forma universal, ó Grande Eu, o Mahâ Maya, de onde se originaram os sacrifícios, os pós sacrifical (a que a vítima prestes a ser imolada é obrigada) e Daksinâs (as taxas de sacrifício) e os Vedas Rig, o Yajur e Sama. Ó Mãe! Ó Maha Maya! Nos curvamos à Tua frente, a Tua volta, a ambos os lados, para cima, costas e em todos os lados de ti. Ó Devi! Seja gentil o suficiente para sair desta forma extraordinária e terrífica e nos mostre tu forma de beleza.

54-56. Vyasa disse: - "Ó Rei! A Mãe do Mundo (Jagan-Mata), o oceano de misericórdia, vendo os Devas apavorados, reteu sua forma plenária e Cósmica e mostrou Sua bela aparência muito agradável ao mundo inteiro. Seu corpo tornou-se suave e gentil. Em uma mão Ela segurou o laço, e em outro Ela segurou o aguilhão. As duas outras mãos fez sinais para dissipar todos os seus medos e conceder as bênçãos. Seus olhos emitiram raios de bondade; Seu rosto era adornado com belos sorrisos Os Devas se tornaram contentes com isso e prostraram-se para ela em uma mente pacífica e depois louvaram-na com grande alegria.

Aqui termina o trigésimo terceiro capítulo do sétimo livro sobre a Forma Universal de Devi no Mahâ Paranam, Shrimad Devi Bhagavatam, de 18.000 versos, por Maharshi Veda Vyasa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário